segunda-feira, 11 de maio de 2015

4 Dicas para você começar a organizar a sua vida financeira



    Oi peoples, tube com vocês? 
  Estamos no começo do mês, época perfeita para a gente falar sobre : vida financeira. 
  Cuidar direitinho do seu dinheiro,  anotar os gastos,  gerenciar os seus investimentos e fazer a grana render é algo que exige de muita dedicação e disciplina. Você costuma praticar isso? Sim?  Então não se preocupe.  Mas como eu sei que quase todos os meu leitores estão ingressando agora no mercado de trabalho e ainda não conseguiram se adequar a um método de gerenciamento financeiro fixo,  escrevi esse post para vocês.
  Hoje eu trouxe 4 dicas para você organizar e gerenciar a sua vida financeira,  e começar essa nova fase com o pé direito.

1. Quanto eu ganho e quanto eu posso gastar? 
  Essa dica não parece meio boba e que todo mundo já conhece?  Mas muita gente não coloca essa dica em prática.  A prova disso são as dívidas no cartão e a falta de recursos para pagar essas dívidas.
  Com certeza se alguém que você conheça já tenha passado por esse desequilíbrio financeiro,  provavelmente ela não levou essa dica a sério.  Pois quando você sabe o quanto você pode gastar,  jamais você irá estourar esse valor e comprometer o seu orçamento. A não ser claro que aconteça algum imprevisto que exija que você tenha que gastar além do seu orçamento.

2. Um lugar para controlar tudo
  A segunda coisa que você deverá fazer,  é ter uma ferramenta para te auxiliar no controle dos seus gastos.
Eu gosto muito de usar o evernot,  que serve como uma agenda de tudo,  nela você poderá se organizar em todos os sentidos (na escola/faculdade, no trabalho e principalmente na vida particular). Para baixar o evernot Clique Aqui. 
Muitas pessoas que eu conheço tem outros métodos para controlar o seu dinheiro, uma delas é usar uma planilha do computador e a outra é para você que gosta mais do ~básico~,  ter um caderninho e anotar todos os seus gastos. O importante é você ter como saber para onde foi o seu dinheiro.

3. Separe o dinheiro
  Para fazer o seu dinheiro render até no final do mes, é bem simples : Separe o seu dinheiro de acordo com a suas necessidades.

4. Tenha planos para o seu dinheiro
  Ter o seu próprio dinheiro é uma sensação maravilhosa. Deixar de pedir dinheiro para o seus pais já é um grande passo para a sua liberdade. Porém eu conheço várias pessoas que caem na "armadilha" de querer comprar,  comprar e comprar e só isso. Na teoria isso parece ser algo bom "poder comprar",  mas na prática  isso não é bom pois ter as roupas, os celulares e os  acessórios da moda é algo que você pode ter sim.  Mas não viva somente para isso. Use seu dinheiro para investimentos maiores,  que irão te servir muito bem para o futuro,  por exemplo : Uma casa, um carro etc.

 Então é isso pessoal , espero que tenham gostado e até o próximo post!

Post inspirado no do Blog Morando Sozinha